Janaina & Sora

Por meio dela eu superei alguns medos e limites, conheci pessoas e debates que nem imaginava que estavam por aí.

Mantenho contato virtual com a Janaina pelo grupo da Massa Crítica. Ora ou outra ela dá suas contribuições por lá, compartilhando pensamentos, opiniões, críticas. Uma vez ela me reconheceu pedalando na rua, comentou comigo depois, e descobrimos que moro muito perto do seu local de trabalho. Não teve outra, logo a convidei para o projeto, e ela prontamente topou! Marcamos em seu horário de almoço e foi a oportunidade que tive para conversar com ela pessoalmente, uma simpatia de pessoa.

Com o uso da bicicleta como transporte ela mudou tanto sua realidade como a do seu entorno, chegando a influenciar a empresa em que trabalha na construção de paraciclos, visando incentivar o uso do modal.

Em julho de 2016, durante o evento 1ª Cicloformação promovido pela BH em Ciclo, Janaina participou da mesa “Gênero e Bicicleta”, na qual foi instigada a responder a pergunta “Onde estão as negras que pedalam?”. Em seu blog ela conta sobre a experiência, vale a pena ler sua reflexão!

digitalizar0011_tt

Janaina & Sora, La Niña, 2016, Desenho, Nanquim e guache lavado, 42 x 29,7 cm.

Qual a sua relação com a bicicleta?
A bicicleta me deu independência pra ir e vir e acabou se tornando uma coisa muito querida na minha vida. Por meio dela eu superei alguns medos e limites, conheci pessoas e debates que nem imaginava que estavam por aí, e acabei ajudando (de certa forma) outras pessoas que não têm contato com bikes, mas me vêem pedalando e se interessam – algumas até já compraram, rs. Me sinto feliz pela minha mudança e por ser uma parte da mudança em outras pessoas.

Desde quando pedala?
Pedalo desde agosto de 2014. Me dei a Sora de aniversário, rs.

_mg_7592_tt_mg_7599_tt

Quando pedala?
Hoje em dia pedalo mais para ir e vir do trabalho, mas também vou ao shopping, ao supermercado, à casa dos outros, passear… Nos finais de semana, quando dá, tiro a Mina (outra bicicleta) de casa e faço trilha.

Que tipo de calçado você usa no pedal?
Pedalo com qualquer coisa. Acho que só não tentei pedalar ainda de bota e salto alto, mas acho que dá também, hahaha. Não gosto de ficar trocando de sapato pra pedalar, perco tempo e não bate com a praticidade que eu busco ao usar a bicicleta.

_mg_7588_tt

O que te motivou a pedalar?
Quis a bicicleta por dois motivos: ter um esporte para revezar com a corrida e me deslocar de um jeito mais fácil e independente para a casa dos meus pais. Funcionou para as duas coisas e foi além – tomei gosto pelo ciclismo (pelo menos uma vez por semana treino) e adquiri confiança para pedalar na rua em qualquer situação (mas nunca saio sem apito e luvas, rs).

img_7608_corte_montagem_tt

Janaina Rochido, 36, jornalista & Sora, speed.
Belo Horizonte/MG.

 

_mg_7603_tt

 

* O Projeto Pés & Pedais virou calendário que embeleza sua mesa e ainda ajuda as crianças! Confira nesse post e encomende para você ou para os amigos de presente.

* As fotos e ilustrações originais resultados deste experimento artístico estão à venda e podem ser solicitadas pelo contato com a artista no e-mail bruna.caldeira@mail.com.

Deixe um comentário

